HISTÓRIA

Desde a chegada de portugueses no Brasil, a Família Motta ou Mota impressiona pelo seu tamanho, desbravando, povoando e exercendo várias profissões e, assim, o seu claro documento de sua permanência em terras brasileiras.

Histórico

Descendentes de uma antiga família que talvez provenha de um sobrinho do rei da França, que em Burgos, onde se fixou, era o Senhor Motta. Fernão Mendes de Gundar, filho de Mem de Gundar, Capitão do tempo do Conde Dom Henrique de Borgonha, pai do primeiro rei de Portugal, descende Rui Gomes de Gundar, que adotou o sobrenome Motta por viver na Quinta da Motta no tempo de Dom Afonso II, rei de Portugal.

Enfim, Motta ou Mota vem do provençal, que por sua vez vem do germânico Motta: monte de terra. A palavra significa aterro a bordo dos rios para proteger de alguma inundação as terras próximas das águas. Em escocês, em irlandês e em baixo latim, era uma casa forte, rodeada de um fosso, paliçada, servia de elevação do terreno sobre a qual foi assentada uma construção, dificultando o acesso e tornando intransponível.

Motta/Mota na região do Alto Paranaíba

A presença da Família Motta/Mota na região do Alto do Paranaíba e regiões limítrofes, foi responsável por uma verdadeira epopéia de narrativa sobre de onde vieram. Os nomes de riachos, de fazendas, de morros, apelidos, e assim atribui-se a um fato ocorrido em uma região e a semelhança em outra localidade.

Ocorre que, no percurso da dúvida, usa-se invariavelmente um método emocional. Que em princípio, e às vezes, até com certa lógica, explicam e encaixam fatos conflitantes. Mas ao serem analisados, tomam uma importância sem fim.

Então, meados do século XIX, vêm para a região de Patos de Minas os irmãos Manoel José da Motta, Antônio José da Motta e José Júlio da Motta e o primo, José Luiz da Motta. Junto com eles, o Coronel Antônio Dias Maciel e o Major Jerônimo Dias Maciel, ambos vindo de Bom Despacho/MG.

Major Manoel José da Motta possuiu uma grande parte das terras de Santa Rita (Presidente Olegário/MG) e dos Alegres (João Pinheiro/MG). Foi vereador e secretário da primeira Câmara Municipal de Patos de Minas. Casou-se com Mariana Gonçalves dos Santos e tiveram onze filhos, somente duas filhas têm conhecimento: Isabel da Motta, casou-se com o Capitão João Rodrigues Braga e se estabeleceu na região de Andrequicé; Anna Francisca da Motta, casada com João Anastácio Ferreira da Silva e, também, viveram na região de Andrequicé.

Antônio José da Motta casou-se com Ana Pacífica de Andrade e tiveram os filhos: João Antônio da Motta, Basílio José da Motta, Militão José da Motta, Francisco José da Motta (Capitão Motta), Francisca, Cândida e Maria Pacífica (alguns desses filhos não é certeza). Os irmãos Militão e Francisco se estabeleceram na região do Chumbo (Distrito de Areado).

Francisco José da Motta nasceu em Quintinos, foi Capitão do 156º Batalhão da Milícia não paga do Estado de Minas Gerais em 1898. Participou das eleições municipais de Patos de Minas, em 20 de novembro de 1906 ganhando como vereador especial do Distrito do Chumbo.

Ouve uma intensa ligação entre o Capitão Motta (Francisco José da Motta), o Antônio Zacarias Álvares da Silva (Barão do Indaiá) e o engenheiro Chrispiniano Tavares, onde nos documentos da Família comprovam a extensão e abrangência desses laços familiar, econômico e social na região do Areado.

José Luiz da Motta casou duas vezes. A primeira com Maria Perpétua de Jesus e tiveram: Pedro Luiz da Motta, Francisco Luiz da Motta, Vicente Luiz da Motta (pai do folião Zeca Mota), Ana, Galdina, Maria (Mariquinha) e Cirila. A segunda com Maria Quirina e juntos tiveram apenas Pedro José da Motta.

José Júlio da Motta queremos conhecer sua história e procuramos descendentes.
Fontes: Documentos, descendentes e livros sobre a história de Patos de Minas.

153 comentários:

  1. Meu nome é Vilmar Mota da Silva, moro em São Luis dos M. Belos interior de Goiás, tenho sete irmão, sou filho de Antoninho jose da Mota e Valdira Marra da silva e neto de Calixto Jose da mota e Sebastiano Maria de Jesus.
    Meus Pais e meus Avós são naturais de São Gomçalo do Abaeté. voce teria relatos da Arvore geneológica de minha família e se tem a ver com os Motas de Patos de Minas. Se poder me irforme IMAIL - vmotagoiano@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sou José Jorge da Motta Barbosa de Salvador na Bahia. Sou filho de Décio Marinho Barbosa e Auristela da Motta Babosa. Minha família é da zona do Sisal no sertão bahiano.

      Excluir
    3. Sou José Jorge da Motta Barbosa de Salvador na Bahia. Sou filho de Décio Marinho Barbosa e Auristela da Motta Babosa. Minha família é da zona do Sisal no sertão bahiano.

      Excluir
    4. Boa tarde, me chamo Rodrigo motta, sou neto de Epitácio de Souza Motta. Meu avo nasceu em uma cidade chamada Conceição do Almeida na Bahia e teve uma irmã chamada Eufrásia de Souza Motta.

      Excluir
  2. Oi, eu sou a Lidiane Mota da Silva, achei interessante os sonbrenomes acima, e gostaria de saber se minha família poderia também ter alugm laço com esses sobrenomes, meu pai se chama Alcides Pereira da Silva, minha mãe é Pedrina Ferreira Mota, os nomes dos meus avós maternos são: João André Batista e Maria Ferreira Mota, dos meus avós paternos só sei a da minha avó, que é Maria Nadir Pereira, pois não conheci meu avô paterno, nem mesmo o nome eu não sei. Gostaria muito de saber um pouco mais sonbre a origem do meu sobrenome. meu e-mail é: lidiane.vithareli@hotmail.com ou ainda lidiane.vithareli@yahoo.com.br, grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha família também carrega os nomes Ferreira e Mota são de minas gerais

      Excluir
  3. Oi! Então meu nome é Polyanna L. Mota, o do meu pai é Ronan A. Mota, e o do pai dele (meu avô) Pedro Luiz Mota. Eu sou de Patos de Minas, meu pai é de São Gonçalo do Abaeté - MG... será que tenho alguma ligação com esse povo ai descrito acima?
    Se souberem me dizer, meu email é polyannalm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas sera que ele pode ser irmão dos seus avôs

      Excluir
    2. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas sera que ele pode ser irmão dos seus avôs

      Excluir
    3. Poliana, por um acaso o A. De Ronan A. Mota é Alves? Desculpe minha curiosidade. Abraço.

      Excluir
  4. ola sou MILTON MOTA, filho de ETELVINO ANTONIO MOTA,MEU AVO OLIMPIO ANTONIO MOTA, VÓ GALDINA SOARES SOUZA MOTA meus avos sao de GUANAMBI-BA.e nasci em ARAÇATUBA -SP.SERA QUE SOMOS PARENTE PODEM INFORMAR.www.miltonmota@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton Mota, sou Giovana Menezes, filha de Edirce Babosa, que é filha de Maria Sofia do Nascimento, Irmã do seu avô Olílpio, que conheci quando eu era criança. Isso mesmo minha vó veio de lá, conheço parte dessa história, vou entrar em contato com vc por email. Obrigada

      Excluir
    2. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas será que ele não e irmão do seu avô

      Excluir
    3. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas será que ele não e irmão do seu avô

      Excluir
  5. Olá,boa noite a todos da família Mota ou Motta. Meu nome é ROSEMARY RODRIGUES MOTTA, sou Filha de VALDEMIR DA SILVA MOTTA , neta de VITORINO VIEIRA MOTA e bisneta de PELEGRINO DA MOTA. Um dos meus irmãos, pesquisou e descobriu que nosso MOTTA era de Portugal e que antes era escrito "da Mota". Se voces puderem me ajudar vou gostar muito, tenho tentado mais sem sucesso. Abraços, Rosemary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu avô se chamava José Vieira mota sou da Bahia será que eles eram parentes

      Excluir
  6. ola, meu nome é Elder Cambraia soares, sou nascido em patos de minas e resido em mato grosso, e minha familia por parte de mae é Cambraia da Mota, a maioria residem em patos na vila garcia se não estou enganado, será que faço parte dessa historia linda que li? gostaria de saber mais. email: eldercambraia@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, me chamo Paulo Motta, sou neto da Zanete Mota com José Ferreira, minha avó é filha de José Mota ( muito conhecido como Zequinha ) que foi casado com Ariolana. O que eu tenho certeza é que o avô da minha avó é um desses 3 irmaos que chegaram de portugal, infelizmente ela nao chegou a conhecer o seu avô e nao se lembra do nome, mas tenho livros que dizem os nomes, vou me informar a respeito.
    provavelmente ela é neta do José Julio da Mota...
    meu e-mail é: paulo____motta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo! Meu bisavô chama-se José Ferreira Mota!! Sei que já faz um tempinho, talvez não veja este comentário; mas se acaso ver, poderia me dizer se você continuou a se informar sobre a família Mota?!

      Excluir
  8. Meu nome é Edinei Motta, gostaria de conhecer os parentes do Espírito Santo, meu pai não conhece a propria familia.
    Contato: emcriaca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Jameson Motta, somos do Espírito Santo, também estou buscando os demais parentes. jamesonmotta@gmail.com

      Excluir
  9. Meu nome é Josiel Motta Pereira e gostei muito de conhecer minhas origens e de manter contato com os meus demais familiares.
    Contato: josiel.motta@sobral.org

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Jomar Motta sou de salvador Ba, atualmente moro em Buenos Aires argentina...sou filho de (João Carlos Barreira da Motta).

    meu contato é: jomarserpa@hotmail.com

    abração a todos!!!!
    SALUDOS!

    ResponderExcluir
  11. ola meu nome é jessica mota e meu tataravo se chamava pedro mota mas n sabemos mais nada sobre ele sera q á algum paretesco obrigado

    ResponderExcluir
  12. olá meu nome é Robervânia Mota, sou de Fortaleza-CE, gostei muito da história como posso saber se o meu sobrenome descende dessa família. Meus avós tanto materno como paterno são das proximidades de Itapipoca-CE. Não sei qual o verdadeiro parentesco da minha família. Gostaria de saber, se tiver alguéum q possa me responder isso, serei eternamente grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ainda tiver interesse podemos conversar sobre a familia motta. Mu email fmotta70@gmail.com

      Excluir
  13. Oi, eu sou a Lucivete Ferreira Mota, achei interessante os sonbrenomes acima, e gostaria de saber se minha família poderia também ter algum laço com esses sobrenomes, meus avos Paterno são Jose Afonso da Mota e Ingraca Góis da Mota meus avos materna são Pedro da Mota e Josefa Ferreira da Mota. Gostaria muito de saber um pouco mais sonbre a origem do meu sobrenome. meu e-mail é: lucyssp@click21.com.br - grata!

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou do Espírito Santo, Meu nome é Mariana Motta Venceslau, sou neta de Honorio Motta(Santinho), vamus realizar aqui o 1º encontro da família no nosso estado, temos pouca informação sobre a família. Precisamos saber mais sobre nossa origem, meu e-mail: marymottav@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. olá sou do Espirito Santo meu nome é jennyfer motta alvarenga, e meus avos maternos se chamam Daricio rocha motta e Irene da vitoria motta gostaria de saber mais sobre a familia e saber se tenho parentesco com as pessoas acima.meu e-mail é jennyfermotta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. olá, sou irenice pereira da motta,meus pais se chamam sebastiana pereira da motta e virgilio da motta,meus avos paternos virgilio estevao da motta e alcina maria de jesus e eles eram do espirito santo .gostaria de saber se tem alguma ligação com as pessoas acima.meu e-mail é irenicemotta2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou Juarez Dutra Mota, moro em Campos dos Goytacazes/RJ e minha mãe chama-se Lília Dutra Mota. Sou filho de mãe solteira e apesar de conhecer e me relacionar muito bem com o meu pai, nunca quis usar seu sobrenome.
    Porém tenho muito interesse em saber mais sobre a origem da família Mota. Certa vez minha mãe contou-me que o meu bisavô era um escravocrata em São Francisco do Itabapoana antigo município de São João da Barra/RJ. Se alguem souber de algo entre em contato.
    Abraço a todos os Mota deste país.

    ResponderExcluir
  18. Olá familia MOTA,
    Meu nome é wagner mota dos santos junior, meu avó se chama Beluz mota ele é de tres ranchos-GO.
    GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A ORIGEM DA MINHA FAMILIA.

    Meu email: wagner_mjunior@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, estou novamente aqui tentando conhecer um pouco mais da minha familia. Meu avo se chama Beluz mota dos santo, ele é filho de Joao mota dos santos e andressa maria de jesus.

    Quem tiver mais informaçao meu email é
    wagner_mjunior@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá! Meu Pai Marcelo Motta,meu Tio wilder Pereira Motta,Avô Nevil Pereira Motta, minha bisavó se chamava Florisbela Motta.Morava em São Paulo no Brás e tinha parentes em Nova Andradina.Meu bisavô José Pereira Motta era Sargento do Exercito,não sei muito + era Militar pois a Bisa falava o tempo tudo...Gostaria de saber mas sobre a familia;E em particular da minha Avó pois a vi uma unica vez!
    Quem poder me ajudar fico desde Já Gráta email:andrekeikoo@hotmail.com
    Beijokas para todos
    Andrea

    ResponderExcluir
  21. A achei muito enteressante a origem da familia mota. Meu nome é Katiany da Mota, meu pai Claudio da Mota, minha avó Luzia da Mota, meu bisavó Jasinto da Mota e assim sucessivamente, eu sou de Unaí-mg, tenha alguma possibilidade da minha familia ser dessendente dessa de patos de minas??
    email:katianycapital@yahoo.com

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia,
    Achei muito interessante a origem da familia Motta,a minha historia é a seguinte: meu nome é Ana Paula,filha de Maria da Motta, e minha avó, morreu quando minha mae tinha oito anos, o nome da minha avó era Zilda Motta,acredito q era natural DE ATILIO VIVACQUA, ES. Nao conheço nenhum parente de minha avó. Será q tem alguem que pode me ajudar?
    anapaulabiologia25@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Sou Ana Paula,
    A minha avó Zilda Motta era casada com o Sr. Valdir Machado, natural de Atilio Vivacqua, ES, só conheci um pouco da familia de meu avô, porém nenhum parente de minha avó. Se alguem puder me ajudar, entre em contato por email:
    anapaulabiologia25@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula: vc sabe os nomes dos pais do Valdir? E de irmãos do Valdir?
      Abç

      Excluir
  24. Bom Dia! José Julio,
    Sou Ana Paula novamente, esqueci de te dizer q a minha avó Zilda da Motta,veio do interior de Minas Gerais, segundo a história contada pelo meu avô, ele dizia também que de todas as netas eu era a que mais parecia com minha avó....E pareço mesmo, ao comparar fotos antigas.
    Abraços...
    anapaulabiologia25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. bom dia sou Marcia Motta achei interessante a origem do meu sobre nome,sou do Rio de Janeiro filha de Nelson Teixeira da Motta e Marlene dos Santos Motta caso tenha algum parente meu hotmail e marcia.santos.motta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá! Sou de Pelotas RS, meu nome é Juliana Pereira Mota , Meu pai se chama Julio O. Souza Mota e minha Mãe Sonia M. Pereira Mota, meus avós paternos Urbano Mota e Nair Souza Mota. Gostaria de mais informações sobre minha familia, se tenho parentes em outros estados.
    juliana.pmota21@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá eu sou neto de josé francisco mota MG gostaria de conhecer alguns conterranios...

      Excluir
  28. Olá meu nome é Kamilla Cristhian Mota, moro em Jaraguá Goiás, Sou filha de Roni Von Geraldo da Mota e neta de Sebastião Braga da Mota, os quais nasceram na cidade de Patos de Minas e vieram pra Goáis depois de um tempo, Gostaria de saber se você tem algum relato que fala sobre a minha arvóre genealogica.

    Att. Kamilla.

    kamillacris.contabeisueg@homail.com

    ResponderExcluir
  29. boa tarde,

    meu avô materno se chama josé mota da silva
    e trabalhava nos anos 50 no bonde no rio de janeiro, na estrada do margaça n 01 quem tiver informação meu e-mail é marcosmota6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Adriano Mota da Silva, sou neto de José Rodrigues da Mota, meu avô morreu quando minha mãe tinha 5 anos, e por este motivo perdeu o vinculo com o ramo dos Mota. Será que tenho relação com os de Patos de Minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bisneta do Jose Rodrigues da Mota, será q é o mesmo? Como se chamava sua avo!

      Excluir
  31. Oi minha mãe é Maria Neli Motta, meus irmãos também levão o sobrenome. Meu avô Lindor Motta pai de minha mãe é de uma familia de 11 irmãos e 03 irmãs, nasceu no Rio Grande do Sul, no interior ... redondezas de Santa Rosa, Três de Maio, Independecia, meu avo ainda mora no interior, tem irmãos que nunca mais viu... gostaria de saber se algum de vocês não tem parentesco com minha familia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu avô se chamava Sebastião Mota e era do interior do RS... não sei ao certo a cidade e nem detalhes de sua família

      Excluir
    2. Oi meu avô se chamava Sebastião Mota e era do interior do RS... não sei ao certo a cidade e nem detalhes de sua família

      Excluir
    3. Oi meu avô se chamava Sebastião Mota e era do interior do RS... não sei ao certo a cidade e nem detalhes de sua família

      Excluir
    4. Oi, sou Maria Avani Pereira da Motta, meu pai chamava-se Francisco Martins da Motta, nasceu em Campo Novo,RS e era filho de Rosa Alves da Motta. Tinha dois irmãos Oraide e João Motta. Nada sei sobre bisavós e outros antepassados, gostaria muito de saber de quem eram e de onde vieram.

      Excluir
  32. Minha bisavó é natural de Minas Gerais(só não sei a cidade) e seu nome de Batismo era Maria Madalena Motta, tem algum registro dela?

    ResponderExcluir
  33. Outra informação que tenho era que o nome do pai de minha bisavó(Maria M. Motta) se chamava Juventino Motta

    ResponderExcluir
  34. ola meu nome e rebeca motta morais werly filha da marisa motta de lucio morais e neta da jenny motta e queria saber se todos que tem motta ou mota sao da mesma decendencia

    ResponderExcluir
  35. ola eu sou o maxsuel mota dos santos.minha avo antonia maria mota dos ssntos era da cidade de ilheus ba,eles tinham fazendas la,so que ouve briga sobre herança, e eles acabaram se distanciando eles os irmaos da minha avo e dai ela viveu so todo esse tempo sem noticias dos irmaos.se alguem tem paretesco de ilheus tambem,sera um prazer ter contato,tento reatar os laços familiares.grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas sera que ele era irmão da sua vó

      Excluir
    2. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas sera que ele era irmão da sua vó

      Excluir
  36. Procuro saber mais sobre os Motta que vieram para o Rio Grande do Sul. Só sei até o nome de meu avô paterno, Boaventura Motta e que era barbeiro em Minas dos Ratos - RS. Meu pai era Irahy Mendes da Motta. Quem puder, entre em contato. Jorge Fernando Nunes da Motta. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô era Sebastião Mota, somos de São José do Ouro RS

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!
    Meu nome é Tiago Mota da Silva sou natural de Unaí MG.
    Meu pai chama-se Antônio Mota da Silva é natural de Perdigão MG e meu avô chamava-se Sebastião Mota da Silva é natural de São Gotardo MG.
    Meu bisavô chamava-se Francisco Antonio da Mota e morava em São Gotardo MG, com os filhos Sebastião Mota da Silva que é meu avô e seus irmãos Servino Mota da Silva, José Mota da Silva, Antonio Mota da Silva, Francisco Mota da Silva (Chico Mota), Lúcio Mota da Silva.
    Gostaria de saber mais sobre a árvore genealógica da minha família e se eles tem algum parantesco com os Motta de Patos de Minas. Desde já agradeço.
    contato: tiagooldschool@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. jamspm66@gmail.com neto de Zeferino souza Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota ele tinha um irmão chamado Zeferino ele era de minas depois veio para o parana

      Excluir
    2. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota ele tinha um irmão chamado Zeferino ele era de minas depois veio para o parana

      Excluir
  40. Sou neta de Arnoldo da Motta Teixeira, natural de Três de Maio, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  41. Sou David Mota e Silva de São Paulo.

    Mota é sobrenome da família da minha mãe, que é do Sergipe.

    ResponderExcluir
  42. Sou Línik Sued Carvalho Da Mota, filho de José Zeca Da Mota.

    ResponderExcluir
  43. Meu nome é Gabriel Motta ,sou neto de Joao de deus Motta de clevelandia Parana.e filho de Joao de deus motta Jr de piraquara Parana

    ResponderExcluir
  44. Olá, sou Letícia Mota sou neta de João Mota, que nasceu na fazenda engenho , no município de presidente olegário, ele mesmo não conhece muito sobre a família queria poder conhecer meus parentes , os meus bisavós se chamam : Carlindo Mota e Feliciana da Mota , meu contado é: https://www.facebook.com/leticia.motta.501

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas mas já e falecido ele deveria ter agora uns 90 anos

      Excluir
    2. Meu avô se chamava lindofo Antônio mota e era de minas mas já e falecido ele deveria ter agora uns 90 anos

      Excluir
  45. Olá!!

    Sou descendente dos Motta, e estou aqui com o intuito de fazer uma arvore genealogica gigante e tambem reunir a famíla.

    Há um tempo eu venho pesquisando livros pra buscar a maior quantidade possível de dados...

    acabo de criar um e-mail para reunir mais dados sobre a família!!

    Sintam-se a vontade para me encaminharem seus dados para que eu possa montar a grande árvore e quem sabe também marcar um encontro de família!!

    Me mandem os seguintes dados por um documento feito no Word ( programa Office)

    Seu nome, nome de seus pais, avós, seus filhos e se tiver tb... seria legal me enviar o nome de bisavós e tataravós e a data e local de nascimento de todos vocês pra que eu possa reunir os dados e montar a arvore

    Quanto mais nomes ( completos) me encaminharem melhor!!!

    e se tiver foto de rosto das pessoas seria bem legal tb!!

    Abraço a todos!!

    familia_motta_arvore_genealogica2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te enviei o e-mail dos Mottas lado materno.
      Espero ajuda-la

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Olá, me chamo Aline Oliveira da Mota, filha de Almir Assunção da Mota, neta de Raimundo Américo da Mota e bisneta de Américo da Mota. Tudo o que sei sobre meus ascendentes Mota é que são da São Gonçalo do Abaeté - Minas Gerais. Meu avô veio para Goiás, mas ao que parece seus parentes continuaram em São Gonçalo. Infelizmente perdemos totalmente o contato com os nossos familiares Mota, por isso, se houver algum Mota aí que seja ou cuja família seja de São Gonçalo do Abaeté, por favor, entre em contato para verificarmos se há alguma possibilidade de parentesco.
    (email: aline_ilovejesus@hotmail.com)

    Atenciosamente,
    Aline O. da Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!,meu nome é Junior vaz martins da mota e minha família também é de são gonçalo de abaeté, porém atualmente moram em Bonfinópolis,MG,

      Excluir
    2. Junior, gostaria de saber mais a respeito, se puder mande-me um email ou disponibilize aqui o seu para podermos entrar em contato... Tenho uma urgência em conseguir traçar minha árvore genealógica, pois os únicos parentes mais velhos que tenho da família Mota não residem aqui e não tenho contato direto com eles, e gostaria de poder descobrir mais sobre a história da família. Creio que recebi um email seu mas acabei excluindo-o por acidente junto com os spams, se puder enviá-lo de novo eu agradeço.
      Atenciosamente
      Aline Mota

      Excluir
    3. Ok,Aline reenviei o email. Em todo caso meu endereço de e-mail é: vaz193@gmail.com

      Excluir
    4. Desculpa eu só queria saber Se tem algum parentesco com meu avô ele se chamava lindofo Antônio mota era de minas ele já e falecido deveria ter uns 90 anos

      Excluir
    5. Desculpa eu só queria saber Se tem algum parentesco com meu avô ele se chamava lindofo Antônio mota era de minas ele já e falecido deveria ter uns 90 anos

      Excluir
    6. Aline a família Mota é do município de Patos de Minas.

      Excluir
  48. sou marcia cristina da mota,filha de benedito alves da mota,neta de domingos alves da mota!!! tenho um tio em brasilia,df chama-se joao alves da mota ele tem uma filha q chama se nubia da silva mota..nao conheço eles... meu pai faz 50 anos q nao ve esse irmao dele!!! sou de itaberá,sp

    ResponderExcluir
  49. Sou Divino Ribeiro Da Mota, filho de Abilia Antonia Da Mota casada com Lazaro Ribeiro Dos Santos.Sou casado com Marta Albina Da Mota,tenho 3 filhas e 3 netos,moro em Brasilia-Df,participo de uma festa anual com mais de 200 pessoas com a mesma assinatura Mota, e pretendo conhecer mais parentes com a mesma assinatura.

    ResponderExcluir
  50. Sou filha de Clarinda Motta, filha de João Motta (Jangote). João eh irmão de Pedro Motta e Julio Motta (os que conheci).
    João Motta eh nasçeu em Itararé em 1909 e casou com Francisca, desta união, onde minha mãe Clarinda já era órfã de mãe, nasceu Eurico, Carlos Aparecido, Natanael, Vilson, Nison, Wilson e Geovane todos no Paraná.

    ResponderExcluir
  51. Olá
    Me chamo Adriana Silva Mota (25 anos), filha de Manuel da Silva Mota (55 anos) e neta de Galino Manuel da Mota (falecido). Meu pai não lembra de muita coisa sobre meu avô, só que ele veio de um povoado chamado mufumbal, que fica no município de Reriutaba - CE e que tinha um irmão chamado Cícero e uma irmã chamada Maria, que ele não sabe o restante do nome. Caso vocês saibam de alguém que veio desse lugar, provavelmente somos parentes próximos. Entre em contato dryka.mota@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. EU GOSTARIA DE PARTICIPAR DO ENCONTRO DA FAMÍLIA MOTTA. MEU MARIDO E MINHA FILHA SÃO MOTTA. E AQUI EM NOVA FRIBURGO TEM MUITOS MOTTA.

    ResponderExcluir
  53. EU GOSTARIA DE PARTICIPAR DO ENCONTRO DA FAMÍLIA MOTTA. MEU MARIDO E MINHA FILHA SÃO MOTTA. E AQUI EM NOVA FRIBURGO TEM MUITOS MOTTA.

    ResponderExcluir
  54. Motta que vem da Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro, de 1904 a 1970. Rodrigo que era pescador.

    ResponderExcluir
  55. Motta que vem da Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro, de 1904 a 1970. Rodrigo que era pescador.

    ResponderExcluir
  56. Sou José Jorge da Motta Barbosa, de Salvador. Filho de Auristela da Motta Barbosa e Décio Marinho Barbosa. Minha mãe de Conceição do Coité. e meu pai de Feira de Santana. Meus avós filhos de portugueses. fico feliz em conhecer meus parente e antepassados...

    ResponderExcluir
  57. Sou José Jorge da Motta Barbosa, de Salvador. Filho de Auristela da Motta Barbosa e Décio Marinho Barbosa. Minha mãe de Conceição do Coité. e meu pai de Feira de Santana. Meus avós filhos de portugueses. fico feliz em conhecer meus parente e antepassados...

    ResponderExcluir
  58. Meu Avô chamava se Sebastião José da Motta, nascido em Tanabi SP, depois foi morar em Mirassol Paulista, tinha um irmão Orlando José da Motta, ele sempre comentava que sua família era JOSÉ da MOTTA.

    ResponderExcluir
  59. Meu Avô chamava se Sebastião José da Motta, nascido em Tanabi SP, depois foi morar em Mirassol Paulista, tinha um irmão Orlando José da Motta, ele sempre comentava que sua família era JOSÉ da MOTTA.

    ResponderExcluir
  60. Oi! O meu bisavô chamava-se Pedro José da Mota e era casado com Francisca Paula de Moura, não sei de sua origem. Qualquer informação pode enviar pro meu email crismota_86@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Meu nome é Ronaldo Mota da Silva 48 anos natural de Aimorés sou filho de Clemente Mota da Silva e Maria Rosa da Silva meu pai tras este nome de do Pai so sei que sua mae era Josefa Medina e estaremos realizando em Março de 2016 o primeiro encontro da FAMÍLIA MOTA no ES meu email é sdrmota@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Este 1º ENCONTRO DA FAMÍLIA MOTA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO será REALIZADO NA CIDADE DE GUARAPARI programação para Inicio de Março de 2016 vc MOTA e MOTTA é nosso convidado contato 27 99746-9088 ou pelo email sdrmota_12214@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. eu sou roselaine estou procurando uma pessoa pois eu nunca vi e gostaria de conhecer,ele se chama roque couto mota,sua mãe se chama Ester Ferreira Couto Mota,seu pai se chama Antonio Mota eles são meu pai e meus avos e gostaria muito de saber quem e,se alguém puder me ajudar eu fico muito agradecida .

    ResponderExcluir
  64. ola meu José Roberto Damotta Gostaria de saber mais sobre a origen da familia motta mota

    ResponderExcluir
  65. Meu nome é, Jose Roberto da Mota, sou neto de Galileu Teixeira da Mota (Santa Cruz de Goias), filho de Juvenal Teixeira da Mota e Maria Candida da Mota, gostaria muito de saber mais sobre a minha familia, meu e- mail ze_roberto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Minha família fica longe.. São Mateus-ES. Maria José Motta, filha de José Motta e Cleumes Lucia do Amaral Motta. Meus avós paternos: Coralina Feitosa e Wandenkolk Motta.

    ResponderExcluir
  67. Meu tio Joaquim Fabiano da Mota, nascido em Jacarezinho/PR, foi casado com Maria Conceição Vieira ou (Maria da Conceição da Mota - nome de casada), nascida em Vila de Andrequice/MG, nascida em 22/02/1940...
    Ele meu Tio ja esta ficando velhinho, e procura pelas filhas são 3, sendo 2 gemeas... maria, teresa, helena, não se recorda o nome correto, mas nós estamos em busca a anos para encontra-las... Se alguém tiver alguma noticia, só me manda um email
    tamara.panucci@hotmail.com

    Agradeço desde de já!!

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite! Meu nome e Edmar Reis Motta,moro em Vitoria - Espirito Santo,e queria saber quando que vai ser o encontro da familia Motta no Espirito Santo,para eu conhecer os meus parentes.segue abaixo o meu gmail.

    edmarrmotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Boa noite! Meu nome é Miriane Pereira Mota. Filha de João Mota, neta de Francisco Mota do Espírito Santo, bisneta de Joaquim Mota do Espírito Santo.
    Estou procurando fazer a árvore genealógica da nossa família, no entanto tenho pouquíssimos dados. Sei apenas que meu avô veio de Minas Geraia, mas não tenho data.
    Se alguém tiver alguma informação, ficarei agradecida.
    Meu email é mirianepm@gmail.com.

    ResponderExcluir
  70. Meu bisavô é Claro da Silva Mota Junior casado com Mariana Nunez...Meu avô Olávio da Silva Mota nasceu em 08/06/1879 em Tacuarembó-Uruguai, casado com Emilia Garcia Mota...Alguém ajuda com mais informações ?

    ResponderExcluir
  71. Ornidia Rejani da Motta. Sou neta de João Paulinho da Motta e Adolfina da Motta ...... Moradores de Brochier Rio grande do sul

    ResponderExcluir
  72. Meu nome é eiler Dos Santos Motta e sou do rio grande do sul

    ResponderExcluir
  73. Meu nome Almiria Romeiro da Motta campo Grande-MS

    ResponderExcluir
  74. meu nome é thais morgana santos motta, meu pai é edson moreira da motta,so sei que descente do primeiro motta , não conheço direito minha familia, e gostaria de conhecer todos.

    ResponderExcluir
  75. Olá, meu nome é Lucimar Motta Reis, sou filha de Esther Alves Motta e neta de Waldemar Martins da Motta filho de Martinho Martins da Motta e Rosalina. Meus bisavós moraram em Campos dos Goytacazes e São Fidelis. Gostaria de saber informações sobre a história da minha família.

    ResponderExcluir
  76. Meu e-mail Lucimar.mottareis@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá! Meu nome é Erica cristina Gonçalves Motta. Sou filha de João Luiz Motta e Elizabeth Gonçalves dias.o sobre nome motta vem do meu Avô paterno sei q ele era do Espirito Santo. Gostaria de saber mais dos meus antepassados. Obgd
    erica_motta10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Oi minha mãe falava que o nome do seu avó era Militão José da Mota será se o mesmo Militão da história Genealógica

    ResponderExcluir
  79. Minha era Jeronima Motta, filha de Maria Purcena Motta, eram de Sacramento MG. Minha bisavó deixou minha avó ainda pequena com meu avô, mais contiunou em MG. Procuro os familiares da família. O que sei é que são de oriem italiana. Por favor se alguém sabe notícias dos Motta/Mota me escrevam p/ martaferreirasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Minha era Jeronima Motta, filha de Maria Purcena Motta, eram de Sacramento MG. Minha bisavó deixou minha avó ainda pequena com meu avô, mais contiunou em MG. Procuro os familiares da família. O que sei é que são de oriem italiana. Por favor se alguém sabe notícias dos Motta/Mota me escrevam p/ martaferreirasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas qual regiao de Minas. Minha e de Ubá Minas Gerais .falam que são descendente italianos. Meu tataravô Domingos da Motta

      Excluir
    2. Mas qual regiao de Minas. Minha e de Ubá Minas Gerais .falam que são descendente italianos. Meu tataravô Domingos da Motta

      Excluir
  81. Eu sou Ronaldo Mota da Silva,Filho de CLEMENTE MOTA DA SILVA E MARIA ROSA DA SILVA ,meu pai nascido em Itambacuri MG,passou parte de sua vida nas regiões de Conceição do Capim ,Aimorés MG ,e nossa família desenvolveu maior parte hoje no Espírito Santo mas com a maior parte de meu pai em Colatina no ES meu email de contato é sdrmota@gmail.com ,tenho um sonho formar nossa arvore genealógica.

    ResponderExcluir
  82. Olá. Sou Renata Motta e sou neta de Aulo Motta. Minha família era de Ilhéus - Bahia. Meu avô teve outra família e que não conheço também.
    Gostaria de mais informações sobre a árvore genealógica dos Motta.
    rmottas@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Meu nome é Jameson Motta. sou filho de Iracy Motta e neto de João Motta. O nome do meu bisavô é Julio Motta que é filho de Luiz Motta. Segundo minha mãe eles moravam na região sul do Espírito Santo, mas não tem certeza. Estou pesquisando sobre minha família, quem puder me ajudar ou tiver algum parentesco, favor entrar em contato no email: jamesonmotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Que legal ver um blog com meu sobrenome sou Felippe Motta ,e sou filho de Paulo Motta e neto de Mário Motta e moro no leste de Minas Gerais na cidade de Caratinga
    É estou pesquisando sobre o sobrenome
    Email: Felippemotta98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Sou neto de José Gomes da Motta
    Caso alguem da família veja este site, entre em contato.
    27 99992 4224

    ResponderExcluir
  87. Sou neta de Diná Rodrigues Motta, ela sempre falava da familia dela, meu bisavô se chamava Geraldo Motta, somos de Bambui MG. A pouco tempo procuraram minha familia dizendo que o filho do meu Bisavô estava a nossa a procura. Gostaria de saber sobre ele, pelo que sabemos ele é de Pains MG , se chama José Geraldo (ou Geraldo). Quem souber por favor entre em contato comigo pelo facebook: Mariany Carvalho, de Bambuí MG.

    ResponderExcluir
  88. Meu nome é Regina Emanuelle Mota soares Ferraz sou maneira

    ResponderExcluir
  89. Sou Adriana Dornelas Mota. Neta de Amadeu Mota de Faria. Somos da região de João Pinheiro - MG. Gostaria de mais detalhes sobre a origem da família. Não tenho informações sobre os pais do meu avô.

    ResponderExcluir
  90. Olá sou Claudinei Ferreira Mota filho de Vilson Mota e maria da Penha Ferreira Mota Neto José Mota E de Maria cândida meu pai fala

    ResponderExcluir
  91. Sou casada com Rodney Soares Mota,filho de Joao Soares Mota da região de Itinga mg.

    ResponderExcluir
  92. Olá sou eliene da mota Castro sou do estado do MARANHÃO .PROCURO por Parente dos meus pais. Meu pai ANTONIO DAS CHAGAS CASTRO .minha mãe se chama RAIMUNDA DA MOTA CASTRO Antes de se casar tinha o sobrenome Januário da mota.filha de MARIA DAS DORES DA MOTA ,RAIMUNDO SATIRO DA MOTA. São natural do CEARÁ ELES MORAVAM PROXIMO ita pipoca, várzea do gado .FAZ MUITOS ANOS QUE PERDERAM CONTATO
    SE ALGUÉM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO ENTRE CONTATO:elienecatro.2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Meu penta avô era Antônio da Silva Motta, meu tetra Gregório da Silva Motta, meu tri avô Claro da Silva Motta, meu bisavô Claro da Silva Motta Júnior e meu avô Otávio da Silva Motta.

    ResponderExcluir
  94. Então eu tbm estou atrás de possíveis parentes sou tataraneto de joana da mota pinheiro

    ResponderExcluir

  95. Meu Avô chamava se Sebastião José da Motta, nascido em Tanabi SP, depois foi morar em Mirassol Paulista, tinha um irmão Orlando José da Motta, ele sempre comentava que sua família era JOSÉ da MOTTA.

    ResponderExcluir
  96. Ola familia motta eu sou neto de JULIO motta da cidade de leçois BAHIA minha mãe se chama IRIS motta

    ResponderExcluir
  97. sou Lucia Eunice da Motta, neta de Wilimar Sperb da Motta, de Montenegro/RS. ele tinha dois irmãos um foi para Santa catarina e o outro não soubemos. Eram Valdo Sperb da Motta e Waldemar SPerb da Motta. Caso tenha alguem destas familias, favor entrar em contato.meu bisavô era Joao Rodrigues da Motta

    ResponderExcluir
  98. Meu nome é ANA BEATRIZ DA CUNHA MOTTA, filha de Nilo de Oliveira Motta, que é filho de PEDRO DIAS DA MOTTA, que é filho de JOSÉ DIAS DA MOTTA E HENRIQUETA DIAS DA MOTTA, CASOU-SE COM EMÍLIA DE OLIVEIRA MOTTA.

    ANTÔNIO JOSÉ DA MOTTA (nasceu em Quintinos, MG), FILHO DE FRANCISCO JOSÉ DA MOTTA (Patos de Minas, MG) E DE EMÍLIA FRANCISCA DE PAULA. CASOU-SE COM MARIA MADALENA MOTA e depois de viúvo casou-se com MARIANA GOMES DE JESUS.
    TIVERAM 03 FILHOS – Bolívar José da Motta, Adélio José da Motta e JOSÉ DIAS DA MOTTA.

    Gostaria de encontrar descendentes e saber mais sobre a genealogia de minha família.

    Meu e-mail é anabeatriz_motta@yahoo.com.br


    ResponderExcluir
  99. Ola sou Ismael não carrego os Motta em meu sobre nome mas minha avó e Maria G Da Motta que filha de Serapa G Da Motta Que é filha do Francisco Luiz Da Motta estou muito feliz por ter encontrado seu blog e saber um pouco mais da História dessa família linda! Um grande abraço a todos os Motta por aqui.

    ResponderExcluir
  100. Sou Janete da Motta bisneta de de PEDRO PIRES DA MOTTA tataraneta de Domingos da Motta da região de Ubá Minas Gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe se o Domingos era pai dos irmãos Motta? O José, Manoel e Antônio?

      Excluir
  101. Oi meu nome e julio jose da mota neto meu avo chamava Júlio Jose da mota e minha vo chamava maria de lucas mota e meu pai chama se messias jose da mota se alguém conhecer entra em contato meu email é juliojosemota98@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Procuro informacoes sobre : Jose Rodrigues da Mota falecido 1910 e esposa Brasilina maria de Jesus falecida 1910

    Jose Rodrigues da Mota 1880 nascimento e morreu 1950
    Casado com Maria Abbadia das Dores nasceu em 1885

    Whatzzap 00353877857203

    leo_sarkis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Sou Jeferson Mota , neto de Manoel Miguel Mota , queria muito conhecer as origens da família

    ResponderExcluir
  105. Oiê, eu sou trineta do José Luiz da Motta, que na verdade era irmão e não primo do Manoel e do Antônio. O José Júlio que era o primo. Eu não sei o nome dos Pais deles, gostaria de saber. Só sei que eram amigos da família Maciel.

    ResponderExcluir
  106. Sou bisneta de Antônia Balbino Mota, nascida no distrito do Andrequicé, ela faleceu em 1942, foi casada com Antônio Alves Gondim falecido em 1949. Meu avó se chamava Sebastião José da Mota, não tenho muito conhecimento sobre a família dele, pois os pais morreram quando ele ainda era muito jovem. Pelos seus nome se alguém souber de alguma informação.

    ResponderExcluir